E Q U I
Clínica de Vertigem e Desequilíbrio Lda

Av. Marquês de Tomar, nº 7 - 1º
Lisboa

equil@iol.pt
21 352 90 52

 

O que são Vertigens?

O que é o Equilíbrio?

O que é a Reeducação Vestibular?

Técnicas e Estratégias de Reeducação

Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB)

Nevrite Vestibular

Doença de Menière

Vertigens Psicogénicas

Conselhos aos Doentes


Técnicas e Estratégias de Reeducação


     Que dispositivos utilizamos?

     Em RV utilizam-se fundamentalmente técnicas que estimulam a compensação vestibular (que consiste na recuperação do equilíbrio, apesar da lesão ocorrida nas estruturas vestibulares), de adaptação (pela utilização de outras informações sensoriais, como a visual, para melhorar o desempenho da função vestibular) ou que se baseiam na habituação (à posição ou movimento que determina a vertigem ou desequilíbrio).

     Nas estratégias seguidas desempenham papel fundamental: aumentar a auto-confiança dos doentes; controlar cuidadosamente o grau de dificuldade dos exercícios, enfatizando-se os progressos obtidos, ao mesmo tempo que se evitam insucessos que contribuam para a sua frustração; e ensinar os comportamentos e atitudes a adoptar, em caso de queda ou desequilíbrio.

     Na maioria dos programas de reeducação introduzem-se gradualmente exercícios com estimulações sensoriais simultâneas, quer em sinergia quer em oposição (suscitando conflitos sensoriais, que, no fundo, reproduzem a vida quotidiana). Independentemente das sessões de exercícios feitas sob supervisão do fisioterapeuta, o doente tem de ser estimulado a realizar «trabalhos de casa», conforme a fase da reabilitação.